O Mapa dos sabores: Veja em quais partes da língua você consegue identificar os sabores

O mapa dos sabores é um dos assuntos prediletos das crianças na escola, inclusive você se lembra quando aprendeu isso? Trata-se de uma descoberta que aconteceu em 1901 e o responsável foi David P. Hänig, um cientista alemão.

De acordo com ele, a parte da frente da língua capta melhor o sabor doce, e a parte do fundo é responsável pelo amargo. As laterais ficam com o salgado e azedo, mas lembre-se: uma região é capaz de detectar um sabor que não pertence a ela.

O mapa dos sabores é um assunto tão fascinante que se tornou tema deste texto. A seguir, confira detalhadamente o que cada região capta melhor e descubra os segredos para sentir o sabor por mais tempo.

O que o mapa dos sabores significa?

Muitas pessoas acreditam que só a região da ponta da língua é capaz de reconhecer o gosto doce. Por outro lado, se você colocar uma colher de doce na boca e tocar com a parte lateral da língua nela, o que será que irá acontecer?

A resposta é que você irá sentir que é doce, mas dependendo do lado, poderá perceber que tem um tom mais agridoce ou até com um pouquinho de azedo. Isso se deve às regiões dos lados reconhecerem melhor esses paladares.

Agora, qual razão será que ao degustar um pedaço de doce a pessoa não sente aquele sabor doce na boca? Responder essa pergunta depende de mudar a forma de degustar um doce, abaixo veja algumas dicas.

Evite mastigar o doce

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é mastigar um bombom ou algo parecido. Afinal, a mastigação é um processo que acontece em toda a boca e isso faz com que o doce seja facilmente triturado.

A trituração espalha o doce por todas as regiões da boca e o próximo passo é engolir. Ao fazer isso, a pessoa sente que o doce não foi sentido pela garganta e acha que há algum problema com a comida, mas não se trata disso.

Deixe se desmanchar na boca

Da próxima vez que você for comer um doce, deixe-o desmanchar na sua boca. Sim! Evite mastigá-lo, tenha paciência e você verá que a ponta da língua reconhecerá o sabor, em seguida você sentirá o doce por mais tempo.

É por isso que muitas pessoas deixam o doce por cima da língua e não iniciam a mastigação. No entanto, lembre-se: consuma doce com moderação e conte com as nossas soluções que matam a vontade de comer um docinho, porém são zero açúcar.

O mapa dos sabores da língua é mais uma das maravilhas que o corpo humano possui. Ficou a fim de conhecer nossas soluções? Conheça as soluções que a Genius Nutz preparou para você e tenha sempre um doce saudável por perto.

You have successfully subscribed!
This email has been registered